6i2746
segunda-feira, 30 de setembro de 2013 4w116i
Três Palmeiras - II Conferência Municipal pelo Meio Ambiente 5e2k4y
Preço da gasolina deve fechar o ano com aumento de 5%, prevê Banco Central 1b4k3w
Diretor de Política Econômica do BC itiu que inflação está alta 2q1a2i
O preço da gasolina, que já subiu 2,15%, em 2013 até agosto, para o consumidor teve apresentar reajuste total de 5%, no acumulado do ano. A previsão é do Banco Central (BC), que divulgou nesta segunda-feira o Relatório Trimestral de Inflação.A gasolina é um dos produtos com preços istrados, que têm apresentado alta menor que a de preços livres, segundo o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo. Mas, de acordo com o diretor, é natural que adiante haja um estreitamento dessa distância entre os produtos com preços istrados e livres.
“Na medida em que os istrados am a subir mais e os outros diminuem, isso não é um problema. Tem que olhar o conjunto como um todo. Estamos trabalhando para que a inflação como um todo venha abaixo”, disse o diretor.
Araújo acrescentou que ainda há bastante trabalho a ser feito no combate à inflação. “A inflação está alta. Está desconfortável, como o próprio presidente [do BC, Alexandre] Tombini reconheceu. Mas isso é uma situação que pode evoluir para melhor, a depender das ações que forem tomadas ao longo do tempo”, disse.
Com a alta da inflação, neste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC aumentou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, em abril, e em 0,5 ponto percentual em maio, julho e agosto. Atualmente, a taxa está em 9% ao ano. A próxima reunião do Copom será nos dias 8 e 9 de outubro. A Selic é usada para influenciar a atividade econômica, e por consequência, a inflação.
Fonte: Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
Hoje é o último dia para pagar o ITR 624o1f
O
prazo para a entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR)
do exercício de 2013 termina hoje (30).
O
imposto devido poderá ser pago por meio de Documento de Arrecadação de
Receitas Federais (Darf), em qualquer agência bancária integrante da
rede arrecadadora de receitas federais, no caso de pagamento feito no
Brasil; Título da Dívida Agrária (TDA) do tipo escritural, ou seja,
custodiado em uma instituição financeira, correspondente a até 50% do
valor devido; transferência eletrônica de fundos mediante sistemas
eletrônicos das instituições financeiras autorizadas pela Receita
Federal a operar com essa modalidade de arrecadação.
Devem
apresentar a declaração do ITR o proprietário, o titular do domínio
útil ou possuidor, a qualquer título, de imóvel rural, exceto o imune ou
isento. Também deve apresentar o titular do domínio útil ou possuidor, a
qualquer título, de imóvel rural, imune ou isento, para o qual houve
alteração nas informações cadastrais correspondentes ao imóvel rural.
A
multa para quem perder o prazo é 1% ao mês-calendário ou fração de
atraso, calculada sobre o total do imposto devido - não podendo o seu
valor ser inferior a R$ 50,00 no caso de imóvel rural sujeito à apuração
do imposto, além de multa e juros. No caso de imóvel rural imune ou
isento, a não apresentação da declaração no prazo implica multa de R$
50,00.
Fonte: Rádio Comunitária FW
Postado por: Elisete Bohrer
Rádio Comunitária Liberdade é destaque da publicação Criar Brasil 6l5h3h
Vozes Cidadãs - Rádio Comunitária Liberdade h3813
Equipe: Criar Brasil 25/9/2013

Com uma intensa participação na vida publica e social do município, a emissora oferece

informação e cultura locais. A Liberdade produz 98% de sua programação, tendo programas voltados para a participação popular.
Mas a internet ainda é um referencial como afirma Eloidemar Guilherme, presidente da associação mantenedora da RádioComunitária Liberdade, que utiliza o Radiotube:
“O Radiotube é mais uma ferramenta que utilizamos para socializar os nossos conteúdos de áudio produzidos por nossa equipe. A partir de nosso material postado na rede temos a possibilidade de agregar esses mesmos conteúdos em nosso site/blog liberdadetrespalmeiras-blogspot.diariodoriogrande.com.br “ disse o também apresentador da rádio comunitária. Para conhecer mais a rádio, e:.br/.
Fonte: CRIAR BRASILBebê morre em hospital de Porto Alegre com suspeita de maus tratos 5m4525
Pai é suspeito de agredir menino de um ano e três meses 5x5f48
Um bebê de um ano e três meses morreu na madrugada desta segunda-feira no Hospital da Criança Conceição, na zona Norte de Porto Alegre, supostamente vítima de maus tratos. O menino sofreu uma parada cardíaca por volta das 3h.Como a criança apresentava fraturas e lesões internas, o hospital acionou o Conselho Tutelar, que foi até a casa da família na avenida Circular, Vila Jardim. Outras duas crianças – um menino de quatro anos e uma menina de dois anos – foram retiradas da residência e encaminhadas a um lar de acolhimento provisório.

Conselheiros Salete o e Renato Rocha atenderam ocorrência / Foto: André Ávila
Fonte:Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
Conheça as principais causas do zumbido no ouvido z263u
Alimentação e uso de medicamentos são fatores que podem contribuir para o problema 18232t
Diversos fatores desencadeiam o zumbido no ouvido, um sintoma que acomete adultos de todas as idades e já aparece também em adolescentes e até em crianças. Erros alimentares, uso de medicamentos tóxicos e até o hábito de escutar músicas com som alto, especialmente com fones de ouvido, são fatores que podem contribuir para o problema.O primeiro o para o tratamento do zumbido é a realização de exames auditivos e de sangue para análise das particularidades do paciente, como explica a otorrinolaringologista especializada em zumbido, Tanit Ganz Sanchez.
— São realizados exames como a audiometria e a acufenometria, que identificam o grau de perda de audição, o tipo e o volume do zumbido. Exames de sangue que demonstram se há anemia, aumento de glicose, colesterol ou triglicérides. Ainda é possível identificar com tomografia ou ressonância magnética eventuais tumores no nervo auditivo — explica a especialista.
Fazer jejum prolongado, comer doces com frequência ou ingerir alimentos gordurosos são hábitos alimentares que podem interferir no problema. Além disso, a ingestão de mais de quatro xícaras diárias de café, chá preto, refrigerante ou chocolate também pode atrapalhar. Algumas pessoas têm alergia alimentar ou intolerância a lactose/glúten e as manifestações podem afetar o ouvido.
— Qualquer alteração metabólica pode estar por trás do zumbido. Nesses casos, é indicado que o paciente interrompa o consumo desses alimentos por cerca de 30 dias para reavaliação do quadro. Se o zumbido começar a diminuir é um indício que os agentes causadores sejam eles — complementa Tanit.
Segundo a especialista, o sintoma também pode aparecer por desequilíbrio hormonal no organismo.
— Pode ser tanto um problema dos hormônios da tireoide, o hipotireoidismo, como dos hormônios femininos e masculinos a menopausa e a andropausa. Nesses casos, é recomendada a reposição hormonal, desde que esteja de acordo com a orientação correta dos médicos — afirma Tanit.
Se o zumbido não ocorre devido à alimentação inadequada ou alterações hormonais, os pacientes podem receber outros tratamentos, sejam medicamentosos ou com aparelhos auditivos, entre outros.
— Há vários tipos de medicamento com potencial para ajudar mas, curiosamente, nenhum deles foi inventado com esse propósito. A maioria foi descoberta de forma acidental, como no caso dos medicamentos para circulação, dor, convulsão, ansiedade e depressão. Em qualquer um dos casos é necessário uma avaliação e acompanhamento do quadro — explica Tanit.
Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
Pessoas com diabetes apresentam maior risco de desenvolver certas doenças oculares 133j5h
Especialista dá dicas de como prevenir problemas causados aos olhos em decorrência da doença 21z64
Atualmente, as estatísticas revelam que já contamos com 300 milhões de diabéticos em todo o mundo e podemos chegar a 380 milhões nos próximos 15 anos. A estratégia é educar para prevenir. Para muitos especialistas, o melhor que se pode fazer é disseminar conhecimentos básicos para que as pessoas possam evitar o aparecimento da doença. Acredita-se que 80% dos casos de diabetes poderiam ser evitados com a adoção de medidas dietéticas e a prática de atividades físicas.Para a oftalmogista Roberta Valletri, é fundamental importância que o paciente seja assistido por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Endocrinologistas, nutricionistas, oftalmologistas, cardiologistas, dentre outros profissionais de saúde têm o seu papel específico no enfrentamento desta doença.
— Logo após receber o diagnóstico de diabetes, o paciente precisa ser informado que ele apresenta um maior risco de desenvolver certas doenças oculares, incluindo retinopatia diabética, glaucoma, catarata e descolamento da retina. Mas, ele pode preservar a sua visão e reduzir suas chances de desenvolver doenças oculares, agindo preventivamente — alerta a oftalmologista.
Confira cinco dicas para prevenir o desenvolvimento dessas doenças:
01. Faça um exame abrangente de fundo de olho pelo menos uma vez por ano
— Em seus estágios iniciais, a doença ocular diabética, muitas vezes, não apresenta sintomas. Um exame de fundo de olho permite que o seu oftalmologista examine mais detalhadamente a retina e o nervo óptico, visando identificar sinais de danos antes que você note qualquer alteração na visão. Acompanhe regularmente a saúde dos seus olhos para que o seu oftalmologista possa iniciar o tratamento o mais cedo possível, mesmo que os sinais da doença ainda não sejam tão evidentes — recomenda a médica.
02. Controle o açúcar no sangue
— A visão nas pessoas com diabetes pode ser alterada devido à hipoglicemia ou à hiperglicemia. Isso é temporário e é corrigido quando a glicemia volta aos níveis normais. Uma dica importante é fazer controle estrito da glicemia por 24 horas antes dos exames de visão, para evitar a prescrição desnecessária de óculos. O açúcar elevado no sangue também pode danificar os vasos sanguíneos dos olhos. Manter um bom controle de açúcar no sangue ajuda a prevenir estes problemas — alerta Roberta.
03. Mantenha a pressão arterial e o colesterol em níveis saudáveis
— A pressão arterial elevada e o colesterol alto podem colocá-lo em maior risco de doença ocular e perda da visão. Mantendo ambos sob controle, isso não só irá ajudar os seus olhos, mas a sua saúde em geral — ensina a médica.
04. Parar de fumar
— Se você fuma, o risco de retinopatia diabética e outras doenças oculares relacionadas ao diabetes é maior. Desistir do tabaco vai ajudar a reduzir esse risco — afirma Roberta.
05. Faça exercícios físicos
— Exercício físico é bom para os olhos. Também é bom para o seu diabetes. O exercício regular pode ajudar seus olhos a ficarem mais saudáveis, ajudando no controle do diabetes. Um conselho? Caminhe de 30 a 45 minutos, pelo menos três vezes por semana — diz a oftalmologista
Fonte:BEM-ESTAR
Postado por:Elisete Bohrer
II Conferência Municipal pelo Meio Ambiente de Três Palmeiras 5z573f

Na última quarta-feira dia 25 de setembro de 2013 aconteceu
no Centro Municipal de Eventos de Três Palmeiras a II Conferência do Meio
Ambiente, com apoio do SMEC/Três
Palmeiras, Escola
Estadual de Ensino Médio José Antônio Ferronato, Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco , Escola Municipal
de Ensino Fundamental Indígena Fág Ror
,Escola Municipal
de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, EMATER, Secretaria de Agricultura, Departamento
de Meio Ambiente, Sindicato
dos Trabalhadores Rurais e Rádio Comunitária Liberdade FM.
Na entrada todos que participaram da conferência receberam
de acolhimento uma folha e puderam ver já na entrada trabalhos feitos de
reciclagem. Após os alunos das escolas fizeram apresentações de seus projetos
sobre o meio ambiente,entre outros projetos também foram apresentados com o
objetivo de conscientização sobre a reciclagem, o reaproveitamento e a
preservação do meio ambiente,no final houve palestras sobre os seguintes temas:Propriedade
Legal(Código Florestal ),Plano Municipal de Saneamento Básico e Coleta Seletiva com o Biólogo responsável
pelo CONIGEPU( Consórcio Intermunicipal de Cooperação e Gestão Pública),
especialista da EMATER e Departamento de Meio Ambiente de Três Palmeiras.
Na saída da conferência os participantes levaram para casa amostras de vários tipos de chás e mudas de
varias espécies, como incentivo à conscientização e preservação do meio
ambiente.



















