
No fechamento do mês de agosto, uma equipe da Crehnor esteve no município de Cerro Grande para efetuar 22s habitacionais através do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR. O ato se deu na Câmara Municipal deVereadores e contou com a presença do Prefeito Municipal Alcione Mói (Nego) acompanhado de seu Secretário da Habitação, Delmo da Silva Souza, além do Gerente da Caixa Federal de Constantina Fábio Corrêa Moraes. Representando a
Cooperativa estiveram o Diretor Valdir Zottis, a Gerente Regional Oranilce Cazarotto, o Coordenador da Habitação Alceu Bertin, a Colaboradora Inêz Marcolan e o Conselheiro Fiscal Olmiro Drabach. O PNHR é destinado às pessoas físicas, agricultores familiares, com renda bruta anual de até R$ 15.000,00, que comprovem enquadramento mediante apresentação da Declaração de Aptidão ao PronafDAP. Além disso, o beneficiário precisa apresentar a documentação necessária para análise.
Para o Prefeito Municipal, este é um momento importante onde as famílias de pequenos agricultores poderão finalmente ter o a uma moradia de qualidade, graças ao trabalho em conjunto da Crehnor, Caixa Federal, Poder Público e Governo Federal. Ele destaca o empenho de cada uma destas instituições, e informa que o município irá participar de forma direta no referido programa. "A prefeitura irá colaborar com metade da contrapartida que cabe ao mutuário, bem como, com os maquinários e equipe para a realização dos trabalhos de terraplanagem, escavos e fossas que forem necessários". Alcione disse que isto está sendo feito com muito esforço, já que o recurso é considerável, tendo em vista o momento que os pequenos municípios estão ando. "Todos sabem a situação econômica dos municípios de nossa região, mas o nosso desejo é colaborar de forma direta com a realização do sonho da casa própria". Neste programa as residências terão 45,97 m² contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço
Já o Diretor da Crehnor Valdir Zottis também falou da importância da relação entre os envolvidos no referido projeto. "Este momento só foi possível graças a uma somatória de esforços. De um lado, o Governo Federal que apresenta um programa social diferenciado. Do outro, o município que também faz a sua parte. Soma-se a isso, a nossa Cooperativa, como um instrumento de viabilização desta política pública, bem como, a Caixa Federal". Ele explica que neste caso em específico, o mutuário está sendo beneficiado não apenas com os recursos do Governo Federal, mas também com metade da contrapartida que cabe ao beneficiário. "O poder público municipal está de parabéns, pois é um dos poucos que colabora com parte do recurso de contrapartida, sem falar no maquinário que será cedido para a realização dos serviços de melhorias nas áreas onde serão construídas as moradias", disse Zottis.
O Diretor da Cooperativa também informa que em breve será fechada uma nova parceria com o município de Cerro Grande, através do Fundo de Desenvolvimento Social - FDS que prevê a construção de moradias em âmbito urbano.
Fonte: Jorge André Rogério
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››