6i2746
+ Mais Informações ››››››quarta-feira, 31 de março de 2021 6t4137
Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2238, do dia 31 de março de 2021 6rs4a

terça-feira, 30 de março de 2021 1p6z2l
Sicredi Região da Produção RS/SC/MG firma parceria com startup voltada ao agronegócio 1k1s6h
Produtores rurais já começam a aderir aos serviços de monitoramento de lavouras por drones da Topview
Na propriedade da família Ferrrari, no interior de Três Palmeiras/RS, aconteceu, no dia 19 deste mês, a primeira demonstração e voo de um drone equipado com câmera de infravermelho – esta é a primeira etapa prática do projeto que está sendo desenvolvido em parceria entre a Startup Topview e a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG.
O projeto busca oportunizar que os produtores rurais façam o monitoramento aéreo das suas lavouras a fim de identificar doenças e pragas, reduzindo, assim, custos desnecessários, e aumentando a lucratividade e renda do produtor.
A grande novidade da parceria entre Topview e Sicredi é a facilidade de adesão, onde o produtor rural pode contratar o serviço junto com o custeio da lavoura, a um custo mínimo. O gerente de Agronegócio da Agência do Sicredi de Três Palmeiras, Cristiano Gavião, explica: “Nossa parceria com a Topview começou no ano ado, e esse ano intensificamos a oferta aos nossos associados, com o propósito de facilitar e incentivar o uso de soluções tecnológicas no campo, uma vez que elas permitem agregar mais renda e melhorar a qualidade de vida deles”.
A sucessão rural na propriedade de 60 hectares foi o que motivou o agricultor Alan Ferrari, de 33 anos, a investir em tecnologia. Ele acredita que o investimento vai otimizar a área, diminuindo os custos de produção e aumentando a produtividade. “Hoje em dia, se tu não investe em tecnologia fica pra trás, e o Sicredi está muito à frente nisso, sempre incentivando o produtor rural”, complementa”.
Como funciona o sistema?
“A Topview é uma solução que utiliza drones e a tecnologia da fotogrametria para diagnosticar se há pragas ou doenças atingindo as lavouras, além de analisar o solo, a qualidade do plantio e propor técnicas para melhorar a produtividade. A empresa identifica pontos que precisam ser tratados nas culturas e direciona o tratamento pontual e específico, sem a necessidade de usar defensivos em toda a plantação, o que reduz custos e melhora a eficiência no plantio.” O CEO da empresa Thales Ricardo Lavandoscki, explica que o programa está em plena expansão, focado agora nas lavouras de inverno que começam a implantadas na região de atuação da Cooperativa.
O produtor rural interessado deve procurar o Sicredi, através da agência mais próxima ou pelo WhatsApp, através do número (51) 3358-4770.
Foto: Produtores começam a aderir aos serviços de Startup parceira da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG
Crédito: Sicredi Região da Produção RS/SC/MG
Sicredi Região da Produção RS/SC/MG – Sarandi/RS
(54) 3361 1446 / Ramal 222
No dia 23 de março, a Cotrisal abriu sua nova Loja Lar & Construção em Sarandi. Em virtude da pandemia, não houve cerimônia de inauguração, pois a cooperativa segue todos os protocolos de saúde e segurança.
Mantendo a proposta de trazer inspiração para transformar a casa, os clientes e associados vão encontrar grandes marcas, variedade de produtos com preços e condições de compra atrativas, além de crediário próprio. A loja conta com profissionais qualificados para realizar um atendimento de excelência.
O empreendimento conta com 1.750 m², distribuídos em três andares, com elevador e escada rolante. Com projeto moderno e arrojado, a Loja Lar & Construção de Sarandi apresenta uma nova experiência de compra que reforça o diferencial da cooperativa no segmento.
Lurdes Silvana de Lima
Jornalista DRT/RS 10.670
Assessoria de Comunicação
Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda.
Fone/Fax (54) 3361-5000
liberdadetrespalmeiras-blogspot.diariodoriogrande.com
Acadêmicos do curso de Agronomia do CESURG iniciam o TCC final 1k6372
A primeira turma do curso de Agronomia do Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG está na fase final do curso, neste momento os acadêmicos estão desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
São muitos temas que estão sendo pesquisados e desenvolvidos, como no caso dos acadêmicos Diego Spielmann, Dariana Hences e Carine Novello, que estão em processo de experimentação, sendo como temas: análise de solos e de sementes em seus trabalhos de conclusão no curso de Agronomia.
O acadêmico Diego Spielmann está realizando análise de solo dos municípios de Ronda Alta e Três Palmeiras para identificar a forma de ocorrência de doenças que ataca cultivares na região, sendo seu tema de TCC: Coleta, análise e identificação de podridões radiculares em solos e controle biológico com uso de Trichoderma.
Já as alunas Dariana Hences e Carine Novello, estão realizando análise de sementes de milho crioulo, observando a germinação e o vigor, além dos possíveis patógenos presentes nestas sementes. As acadêmicas têm como tema: Análises das qualidades fisiológicas e sanitárias de milho crioulo e potencial tratamento biológico de sementes com extratos de plantas.
As professoras Paloma Sexto e Fernanda Brum, do curso de Agronomia, estão orientando e coorientando os trabalhos. No momento, 09 alunos são supervisionados pelas professoras, que também auxiliam os acadêmicos nos experimentos do laboratório de análise de solos e sementes da instituição, bem como no campo.
Atualmente, o curso de Agronomia está realizando e conduzindo com esses trabalhos de conclusão, uma linha de pesquisa em bioprodutos, o qual tem pretensão em futuramente formar um grupo de estudos nos laboratórios do CESURG, já que é o futuro da agricultura estar em busca de atualizações através da pesquisa, sendo que o Ministério da Agricultura (MAPA), nos últimos meses, tem recebido cerca de 95 novos registros de defensivos de controle biológico que foram
--
CESURG recebe representantes do Grupo Fienile 4w6v44
CESURG reafirma e alinha próximos os da parceria com empresa que é a primeira com técnica de suplementação luminosa em pivô no mundo
Na última sexta-feira, 26 de março, representantes do Grupo Fienile, o sócio proprietário Gustavo Grossi juntamente com o coordenador de P&D e pesquisador Dr. Ernane Lemes, vieram até o Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi para conhecer a instituição, reafirmar e alinhar os próximos os da parceria que foi feita há 01 ano. A equipe foi recepcionada pelos diretores Sidnei Piccini, diretor istrativo, e Juçara Hennerich, diretora de ensino.
Durante a reunião realizada no CESURG com os diretores e os coordenadores dos cursos de Agronomia e Gestão de Cooperativas, os representantes do Grupo Fienile apresentaram resultados de pesquisa e prévias da safra 20/21. Além de apresentar sobre o novo módulo de iluminação que está sendo utilizado nos pivôs a partir de agora que permite a dimerização das cores, com isso será possível incrementar mais vitaminas, açúcar, carboidratos nas culturas de interesse. A dimerização das cores permite trabalhar com diferentes intensidades e colorações (luz rosa, azul, amarela, vermelha).
Após toda a explicação e demonstração de como funciona a técnica da suplementação luminosa e, a instituição junto com grupo de alunos e algumas empresas parceiras, já engajadas no projeto, estão alinhando algumas áreas com produtores rurais para instalar o projeto e iniciar os estudos.
De acordo com a professora e coordenadora do curso de Agronomia Thais Pollon Zanatta, “Junto com o representante comercial da região serão visitados alguns produtores para explicar e ver se eles estão dispostos a se engajar no projeto, pois não vai ser apenas suplementar luz, é um pacote tecnológico. Pois como as plantas irão estar produzindo mais elas precisam de mais adubação, de um manejo diferenciado, nós precisamos conhecer toda a realidade do produtor para poder montar o pacote tecnológico da suplementação luminosa. E na verdade esse será apenas o primeiro estudo, será a ponta do iceberg, porque existem várias perguntas e muitos estudos pela frente”.
O Grupo Fienile pretende retornar para o Rio Grande do Sul mais ou menos daqui um mês e acompanhar junto com os alunos as visitas nas propriedades dos produtores que aceitaram utilizar essa técnica de suplementação luminosa. Pois, necessita fazer um estudo na propriedade referente às características do pivô do produtor, ou seja, precisa verificar a altura do pivô e o posicionamento para que as plantas recebam a luz necessária para produção, além de mostrar aos alunos a maneira certa da manutenção que deve ser feita durante a produção dos cultivos.
Assim este projeto tende a se ampliar ano após ano, aumentando as oportunidades para os acadêmicos do curso de Agronomia e difundindo novas tecnologias para a região, sempre pensando no desenvolvimento regional.
--Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2237, do dia 30 de março de 2021 492oe

segunda-feira, 29 de março de 2021 655f5m
Cotrisal é destaque em ranking da Forbes 116v4z
Numa edição especial em que traz uma detalhada radiografia do agronegócio brasileiro, a Forbes, considerada a mais respeitada revista de negócios e economia do mundo, listou as 100 maiores corporações desse setor no país e incluiu a Cotrisal entre as colocadas, figurando na 69º posição.
Para o presidente Walter Vontobel, este reconhecimento é ainda mais significativo em se tratando do cenário econômico turbulento ocasionado pela pandemia. “Sabemos que poucos setores escaparam da crise econômica, e o agronegócio foi um deles, conseguindo manter o bom ritmo de produção dos últimos anos, surpreendendo com safras, produtividades e exportações aquecidas por conta da valorização cambial”, declara o presidente ao ressaltar que entre as 100 empresas, 22 são cooperativas.
Como são avaliados os números
Para a elaboração desta lista, que teve como base informações de demonstrativos financeiros das empresas, da agência Standard & Poor’s, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da empresa de informações financeiras Economatica, foram consideradas empresas com faturamento no Brasil de pelo menos R$ 1 bilhão em 2019. Foi considerado também o grau de atuação de cada empresa ou grupo no agronegócio brasileiro, ainda que sua atividade principal tenha relação indireta com a produção agropecuária nacional
Lurdes Silvana de Lima
Jornalista DRT/RS 10.670
Assessoria de Comunicação
Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda.
Fone/Fax (54) 3361-5000
liberdadetrespalmeiras-blogspot.diariodoriogrande.com
Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2236, do dia 29 de março de 2021 p6h71

sábado, 27 de março de 2021 122e5u
27 de Março, Sábado - Você atrai as coisas a partir da vibração que você emite 595f5l
sexta-feira, 26 de março de 2021 3g2d62
Sicredi Região da Produção realiza assembleia virtual 6y194m
Apresentação e votação das pautas estará disponível até o dia 04 de abril
Na quinta-feira, dia 25 de março, a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG reuniu seus associados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, virtualmente, em assembleia, para apresentar o desempenho da Cooperativa em 2020, aprovar seu balanço, critérios de distribuição do resultado, entre outros assuntos do edital de convocação.
Na terça-feira, dia 23, aconteceu outra assembleia de núcleo para os associados das agências o dos Fortes (de Chapecó/SC) e de Sete Lagoas/MG, com a eleição dos coordenadores de núcleo destas agências, que foram inauguradas recentemente e fazem parte do processo de expansão da Cooperativa.
Ambas assembleias foram conduzidas pelo presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul João Rovadoscki que destacou o desempenho dos indicadores, tanto econômicos como de satisfação dos associados da Cooperativa. “Fechamos 2020 com aumento de 70% em recursos istrados e crescimento da satisfação dos associados para índice considerado de excelência pela metodologia aplicada. Estamos muito felizes de poder apresentar esses dados, o que reforça o nosso compromisso de estar perto dos associados e de nossas comunidades, em todos os momentos. “ destacou.
Os associados que não puderam participar na noite da assembleia, ainda podem assistir a apresentação e votar nas pautas do edital em até 10 dias, ou seja, até 04 de abril. Para isso, devem ar www.sicredi.com.br/assembleiadigital e fazer o seu cadastro.
A divulgação do resultado das deliberações irá ocorrer após esse prazo de votação, e no dia 06 de abril irá ocorrer a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa.
Desempenho da Cooperativa em 2020:
Colaboradores: Aumentou 15% em relação à 2019.
Associados: 60.013 associados em dezembro de 2020.
Patrimônio Líquido: Crescimento de 19,7% em relação a 2019
Recursos istrados: Crescimento de 70% em relação a 2019
Carteira de Crédito: Crescimento de 61% em relação a 2019
Depósitos: Crescimento de 95% em relação a 2019
Resultado: R$ 40,5 milhões
Distribuição do Resultado para os associados
Após as deduções estatutárias, R$ 10,024 milhões, ficaram a disposição da assembleia para apreciação dos critérios de distribuição do resultado aos associados, sendo a proposta apresentada, 50% em Conta Capital e 50% depositado na Conta Corrente, proporcional a movimentação financeira do associado na Cooperativa.
Compromisso com a Comunidade
Outro assunto em destaque na assembleia, foram os investimentos em desenvolvimento social e comunitário em 2020, na ordem dos R$ 3,5 milhões. Recursos que foram utilizados em atividades da
Cooperativa de caracter educacional como os Programas A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Educação financeira, entre outras frentes realizadas, como patrocínios e apoio à entidades.
Na oportunidade o diretor executivo da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Marcos Dorigon, destacou a economia que os associados tiveram em 2020 por trabalharem com uma instituição financeira Cooperativa, como o Sicredi. “ Buscamos apoiar o desenvolvimento de nossas comunidades e o crédito é o principal fomentador desse desenvolvimento, por isso, praticamos taxas de juros menores. No crédito comercial do Sicredi a taxa média anual foi de 0,99%, enquanto do mercado financeiro foi de 1,41%. A média da tarifa de manutenção de conta do Sicredi ano ado foi de R$ 14,86, enquanto no mercado financeiro foi de R$ 35,60. Esses valores praticados representaram uma economia de mais de R$ 46 milhões de reais para os nossos 60 mil associados.” Finalizou o diretor executivo Marcos Dorigon.
Fonte: Sicredi Região da Produção RS/SC/MG
Foto: Arquivo Sicredi Região da Produção RS/SC/MG
Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2235, do dia 26 de março de 2021 1q2ra

quinta-feira, 25 de março de 2021 2t40q
CESURG realizou oficina sobre escrita científica com acadêmicos do curso de Pedagogi 6b1h3c
O curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, desenvolveu uma oficina de escrita científica para as acadêmicas com o objetivo de desenvolver algumas competências necessárias para a produção acadêmica, em especial do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A oficina de escrita tem como objetivo ampliar os conhecimentos acadêmicos na produção de trabalhos com relação à forma correta de escrever e a utilização dos termos mais adequados. Os professores apresentaram aos estudantes os principais erros cometidos durante a escrita a partir de alguns exemplos de como construir o texto científico.
No primeiro encontro “online” via plataforma Meet, foi apresentado às alunas sobre a escrita acadêmica, onde entraram em discussão as metodologias utilizadas na escrita e os termos que são aplicados. Também foi abordada a importância da utilização correta das citações diretas e indiretas a partir de exemplos.
A participação das acadêmicas foi válida para aprimorar o conhecimento na escrita, tanto para as alunas que estão iniciando o trabalho de conclusão do curso como para as que iniciaram a graduação agora.
Esta oficina de escrita científica é coordenada pelo professor Carlos Daniel Baioto e os professores Renan Anderson de Oliveira e Adriano Martei auxiliaram na elaboração do material.
--Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2234, do dia 25 de março de 2021 4lm4z

quarta-feira, 24 de março de 2021 54473b
Mais de 690 pessoas já receberam a primeira dose contra a covid-19 em Três Palmeiras 3p1746
Desde o início da vacinação contra o novo coronavírus no Estado do Rio Grande do Sul e no município de Três Palmeiras no dia 20 de janeiro de 2021, a equipe de vacinação do Ambulatório Municipal, já vacinou 690 pessoas com a primeira dose do imunizante. Até está terça-feira (22/03), o município recebeu 1.040 doses destinadas para a aplicação da primeira e segunda dose dos profissionais de saúde, indígenas, acamados e idosos três-palmeirenses.
A secretária municipal de Saúde, Natalia Barbosa, afirma que “desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus, nossa equipe de saúde tem trabalho para conter o avanço em nosso município e a chegada da vacina nos dá esperança na luta contra esse vírus que infelizmente, levou pessoas de nossa comunidade”. Ela comenta ainda que é muito bom ver que a população sabe da importância do ato e está procurando a vacina quando ela chega no município.
“Conforme mais doses chegam, estamos vacinando a nossa população conforme as orientações do plano de vacinação do Estado. Sabemos da importância da vacinação contra o avanço e agravamento da pandemia da covid-19 em nossa região, Estado e País”, declara a enfermeira responsável pelo setor de vacinação, Catiane Saugo.
Nesta semana está previsto a chegada de mais doses para vacinar as pessoas da melhor idade acima de 69 anos. Contudo os profissionais de saúde reforçam que mesmo assim, é necessário que todos continuem se cuidado e seguindo as medidas de prevenção
CESURG realizou formação continuada com equipe diretiva de educação em Ronda Alta n2x48
Dando continuidade na formação continuada que o Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG vem realizando na região. A equipe de professores do curso de Pedagogia durante dois dias deu sequência às formações, agora foi com equipe gestora formada pela secretária de educação, coordenadoras pedagógicas, os diretores e coordenadores da rede municipal de educação de Ronda Alta.
No primeiro dia, na quinta-feira 11 de março, o assunto abordado pelo docente do curso de Pedagogia do CESURG, o professor Carlos Daniel Baioto juntamente com Alexsandro Machado, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi o tema: “A Gestão dos Espaços Escolares: O que considerar”
Já no segundo dia, na quinta-feira 18 de março, foi realizada a conclusão desta formação, onde quem fez o encerramento foram as docentes Vera Carpenedo e a Patrícia Signor do curso de Pedagogia, abordando o tema “A BNCC- Ideias Iniciais”.
Esta formação realizada pelo CESURG conta com o apoio do curso de Pedagogia, o qual os docentes vêm desenvolvendo e trabalhando com os educadores dos municípios neste novo contexto na educação com a pandemia.
-
Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2233, do dia 24 de março de 2021 726e50

terça-feira, 23 de março de 2021 1b4n61
Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2232, do dia 23 de março de 2021 4o5i3w

segunda-feira, 22 de março de 2021 6m4i37
Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2231, do dia 22 de março de 2021 e6r6i

sexta-feira, 19 de março de 2021 6k193z
Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2230, do dia 19 de março de 2021 1a1q1d

quinta-feira, 18 de março de 2021 3v5g28
InformaçãoJornalística 4bb6a
Sicredi lança campanha Juntos pela Comunidade
Iniciativa busca beneficiar entidades sem fins lucrativos
Para contribuir com o desenvolvimento social dos municípios da sua área de atuação, a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG lançou em live nesta semana a campanha Juntos pela Comunidade, que doará recursos a entidades sem fins lucrativos em toda a região de abrangência da Cooperativa.
A partir desta quarta-feira (17), todo associado que fizer qualquer aplicação financeira na Cooperativa poderá indicar uma associação ou entidade para receber um percentual do valor como contrapartida da Cooperativa. Os rees variam de 0,10% a 0,40% das aplicações e são investimentos da própria instituição, sem alterar o valor aportado pelo associado, nem no seu rendimento. A campanha é válida até o dia 31/12, para todos os produtos de investimento ofertados.
O diretor-executivo da Sicredi, Marcos Dorigon, ressalta que o grande objetivo da ação é estimular o círculo virtuoso do cooperativismo. “A campanha mostra à sociedade que a cooperação é um modelo de negócios onde todos saem ganhando. A cooperativa ganha liquidez, o associado que investe ganha rendimentos, as entidades cadastradas ganham recursos para suas atividades e a comunidade – que é atendida por essas entidades de alguma forma – também é beneficiada, melhorando sua qualidade de vida. Juntos formamos uma corrente do bem”, explica Marcos.
Para o presidente, Saul Rovadoscki, a iniciativa é mais uma forma da Sicredi agregar renda aos associados e apoiar o desenvolvimento das comunidades locais. “Queremos ofertar benefícios, não só produtos e serviços, para que nossas ações tenham impacto real na sociedade. Essa é a nossa prática diária. Em 2020, investimentos mais de R$ 3,5 milhões em ações e iniciativas sociais na nossa área de atuação, nesse período de pandemia, já reamos R$ 1,1 milhão para auxiliar hospitais de nossa área de atuação.”, sublinha.
Quais entidades podem receber recursos:
Para ser indicada pelos associados e receber as doações do Sicredi, é necessário que as entidades se cadastrem junto as agências da Cooperativa. Nesse momento de pandemia, as entidades interessadas podem falar com o Sicredi pelo WhatsApp (51) 3358 4770.
Podem participar instituições sem fins lucrativos, das seguintes áreas: educacional, esportiva, recreativa, cultural, ambiental, segurança, saúde, empresarial e religiosa, entre outras, que desempenhem um papel de carácter social e cultural nos municípios de abrangência da Sicredi Região da Produção, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, que possuem estatuto social ou ata atualizada e CNPJ ativo, mesmo que não sejam associadas à Cooperativa.
Foto: Cooperativa lançou a campanha em live na noite desta terça-feira (16)
Sicredi Região da Produção RS/SC/MG – Sarandi/RS
(54) 3361 1446 / Ramal 222