6i2746
O Concurso, que está em sua nona edição para Produtos da Agroindústria Familiar, que ocorreu durante a 44ª Expointer, como informa o site da feira, premiou, no último dia 09 de setembro, os três primeiros lugares de cada categoria. O certame é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar e outras instituições, e teve a finalidade de estimular e incentivar a constante melhoria da qualidade dos produtos da agroindústria familiar, como meio eficaz na manutenção e abertura de mercados consumidores.
Participaram 82 agroindústrias em 9 categorias – Cachaça Prata, Cachaça Envelhecida , Cachaça Envelhecida Extra , Salame, Queijo Colonial, Mel, Vinho Tinto Fino Seco, Vinho Tinto de Mesa Seco e Suco de Uva.
As avaliações dos produtos concorrentes foram feitas às cegas, sem que a marca do produto fosse conhecida pelos jurados. Em suas notas, os avaliadores aplicaram notas conforme parâmetros e normas técnicas pré-definidas pela comissão técnica. Participaram das bancas de avaliação quatro jurados em cada categoria, entre professores, pesquisadores, chefes de cozinha, estudiosos e jornalistas. Em cada segmento, os produtos de melhor pontuação foram classificados como 1º, 2º e 3º lugares.
Também foram apoiadores do concurso o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), conforme está em site da Expointer.
A Família e a Agroindústria Araldi de Sarandi/RS concorreram na categoria “Salames” e conquistaram o segundo lugar na feira estadual. Confira a classificação do concurso:
1º - Embutidos Fioresi, de Caçapava do Sul
2º - Embutidos Araldi, de Sarandi
3º - Ferrari Alimentos, de Carlos Barbosa
Desde 2019 a Agroindústria Embutidos Araldi possui parceria com o Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi, através do projeto de pesquisa integrado com os alunos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, orientados pelo professor Paulo Roberto Machado, Mestre em Produção Animal.
O projeto é realizado com o casal proprietário Olivar Araldi e Zenaide Soares Araldi, na produção de novos salames e ajustes finos nos produtos já existentes. A empresa produz por mês em média de 2,5 toneladas de salames tradicionais para o Estado do RS e País. Essa nova fabricação da massa possui outro aroma e sabor diferenciado dos demais já produzidos pela agroindústria.
Após a realização do projeto de iniciação à pesquisa integrado com os acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, orientados pelo professor Paulo Roberto Machado, Mestre em Produção Animal, os proprietários da Agroindústria Embutidos Araldi foram estimulados a participarem do “Prêmio Brasil Artesanal 2020 – Charcutaria”, o qual é organizado pelo Sistema CNA/Senar, em conjunto com a Academia de Charcutaria, visando valorizar a produção de salames artesanais em todo o país.
Em 2020, o grupo - Agroindústria e Cesurg - foi agraciado com a premiação de terceiro lugar nacional em concurso semelhante organizado pelo Senar Nacional, resultado de muita dedicação e estudo para o desenvolvimento das famílias produtoras sarandienses.
Central de Relacionamento/Comercial/Imprensa
Faculdade CESURG Sarandi
(54) 9 9949 3977
Nenhum comentário: 3v7225
Postar um comentário 4ly2x