6i2746
Mais tensão envolvendo índios e agricultores da região. No final da manhã de ontem, cansados de verem suas terras sendo invadidas por famílias indígenas, os moradores e comerciantes de Erval Grande tomaram uma atitude drástica. O grupo se reuniu e colocaram todos os indígenas que estavam acampados na cidade, á força, em caminhões e vans, juntamente com os seus pertences, para entregar á FUNAI de o Fundo.Por volta das 14h, o grupo chegou á FUNAI, e quando os índios saíram das vans pegaram em paus e pedras , travando uma verdadeira guerra com os agricultores. A polícia solicitou reforços para conter as agressões, que duraram mais de 20 minutos.
O líder indígena, Jacir de Paula, explicou que os agricultores chegaram no inicio da manhã, de forma truculenta e expulsaram os índios das suas barracas. Jacir criticou a falta de consideração por parte dos agricultores, que não respeitaram ninguém e jogaram eles na FUNAI. Jacir criticou a FUNAI, que nunca deu qualquer resposta ou assistência para eles.O procurador do município de Erval Grande, Fabrício Nunes, criticou a ação hostil dos índios. Explicou que os agricultores removeram 13 indígenas que viviam na beira da rodovia, em condições de perigo.
Ao chegar em o Fundo com os 13 índios, outros 30 esperavam na FUNAI e foi aí que a confusão começou. Nunes explicou que não existe área delimitada para os índios em Erval Grande sendo que a FUNAI não toma uma atitude para nenhum lado.
Por volta das 15h, temendo que a situação se agravasse e , diante da FUNAI estar de portas fechadas, o Comandante do 3º RPMOM, Fernando Carlos Bicca, reuniu uma comissão entre as duas partes e as levou até a Delegacia da Polícia Federal, na tentativa de um acordo.
O caminhão que trouxe os índios foi levado para o pátio do Quartel da Brigada Militar.Os agricultores que vieram com seus carros também se retiraram e voltaram para Erval Grande.
Após apelo das autoridades, participou da reunião na Policia Federal o coordenador da FUNAI, Roberto Perin.Ficou decidido que os índios irão deixar o acampamento de Erval Grande e voltar para uma área localizada no município de Água Santa.
Créditos: Lucas Cidade - Rádio Uirapuru
Postado por:Elisete Bohrer
Postado por:Elisete Bohrer
Nenhum comentário: 3v7225
Postar um comentário 4ly2x